FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRÍTICOS-REFLEXIVOS: O POTENCIAL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Formação de profissionais críticos-reflexivos, metodologias ativas e aprendizagem significativa
Article Sidebar
Citacions a Google Acadèmic
Main Article Content
Luciana Saraiva da Silva
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Rosângela Minardi Mitre Cotta
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Glauce Dias da Costa
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Aline Aparecida de Oliveira Campos
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Rodrigo Mitre Cotta
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Lucas Saraiva da Silva
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Fernanda Mitre Cotta
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem se embasam na aprendizagem significativa dando protagonismo aos estudantes. Objetivo: relatar a experiência inovadora da utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem e avaliação no ensino das Políticas de Saúde e Cidadania. Resultados: as metodologias ativas estimularam a autonomia, crítica e reflexão, empoderando os estudantes para o exercício da ética e o trabalho em equipe com responsabilidade perante as questões do cotidiano da vida.
Paraules clau
métodos activos, formación universitaria, aprendizaje significativo, avaluación, enseñanza
Article Details
Com citar
Silva, Luciana Saraiva da et al. “FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRÍTICOS-REFLEXIVOS: O POTENCIAL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Formação de profissionais críticos-reflexivos, metodologias ativas e aprendizagem significativa”. Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI), no. 2, https://raco.cat/index.php/RevistaCIDUI/article/view/368446.
Articles més llegits del mateix autor/a
- Rosângela Minardi Mitre Cotta, Emily de Souza Ferreira, Tiago Ricardo Moreira, Rogério Elias Gomes Prado, João Vitor Andrade, Luciana Saraiva Silva, Glauce Dias Costa, Rodrigo Mitre Cotta, Fernanda Mitre Cotta, Sandra Minardi Mitre, La efectividad del proceso de enseñanza, aprendizaje y evaluación del Portafolio Reflexivo versus el Método Tradicional según la percepción de los estudiantes , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 4 (2018)
- Rosângela Minardi Mitre Cotta, Emily de Souza erreira, Fernanda Mitre Cotta, Rodrigo Mitre Cotta, Luciana Saraiva Silva, Sandra Minardi Mitre, El Mapa Conceptual como método de enseñanza, aprendizaje y evaluación formativa y la utilización de aulas invertidas , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 4 (2018)
- Rosângela Minardi Mitre Cotta, Luciana Saraiva da Silva, Galuce Dias da Costa, Érica Toledo de Mendonça, Fernanda Mitre Cotta, Aline Aparecida de Oliveira Campos, Rodrigo Mitre Cotta, Mariana Araújo Bastos, Sandra Minardi Mitre, Tamiris Cota Vianna, Thais Rocha Barbosa, PORTFÓLIOS COLETIVOS REFLEXIVOS COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: POTENCIALIZANDO A AUTONOMIA, A CRIATIVIDADE E O TRABALHO EM EQUIPE , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 2 (2014)
- Sandra Minardi Mitre, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Glauce Dias Costa, Emily de Souza Ferreira, Rodrigo Mitre Cotta, Fernanda Mitre Cotta, Luciana Saraiva Silva, Taller de innovación y aprendizaje colaborativo: un espacio dialógico e interprofesional de desarrollo docente y discente , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 4 (2018)
- Luciana Saraiva da Silva, Érica Toledo de Mendonça, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Aline Aparecida de Oliveira Campos, Fernanda Mitre Cotta, Lucas Saraiva da Silva, Vicente de Paula Lélis, Paulo Marcondes Carvalho Junior, FORMAÇÃO DE TUTORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÉTODOS ATIVOS DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA O ENSINO UNIVERSITÁRIO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 2 (2014)
- Fernanda Mitre Cotta, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Luciana Saraiva da. Silva, Aline Aparecida de Oliveira Campos, Mariana Louzada Prates, Mariana Araújo Bastos, Juliana Costa Machado, El Mapa Conceptual como herramienta de aprendizaje significativo: el ejercicio de Aprender a Conocer y Trabajar juntos , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 3 (2016): CIDUI 2016
- Sandra Minardi Mitre, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Iza de Faria Fortini, Ivana de Cássia Raimundo, Nascimento Adriana Souza, Rosália Gonçalves Costa Santos, Maria Betania De Freitas, Cristiane Chaves Caldas, Vanesa Patrocínio Oliveira, Tatiana Domingues Pereira, Camila Henriques Coelho, Cláudia Maria Correira Borges Rech, FLEXIBILIDADE, ACESSO E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: O APRENDER FAZENDO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 2 (2014)
- Fernanda Mitre Cotta, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Luciana Saralva da. Silva, Rodrigo Mitre Cotta, Glauce Dias da. Costa, Aline Aparecida de Oliveira Campos, Mariana Araújo Bastos, Mariana Louzada Prates, Juliana Costa Machado, Metodologías activas y formación de profesionales crítico-reflexivos: diversificar para innovar , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 3 (2016): CIDUI 2016
- Glaude Dias da Costa, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Luciana Saraiva da Silva, Aline Aparecida de Olliveira Campos, Mariana Araujo Pena Bastos, Thaís Rocha Barbosa, Tamiris Cota Vianna, Portfolio reflective collective: a tool for planning and organization of teamwork , Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI): Núm. 3 (2016): CIDUI 2016