Imagens e história na internet: os bondes, patrimônio brasileiro
Article Sidebar
Citacions a Google Acadèmic
Main Article Content
Hindenburgo Francisco Pires
Esta pesquisa é uma revisão historiográfica suscinta do legado da geografia sobre o surgimento de serviços de transporte baseado em bondes, desde 1859 até o período atual. O objetivo central é revelar o impacto espacial da rede elétrica de bondes no Rio de Janeiro. Nosso banco de dados se baseia em sítios-web de colecionadores e pesquisadores e no uso de coleções fotográficas disponíveis na Internet como fonte de estudos geográficos. A história da implantação do sistema de bondes no Brasil remonta a quase 153 anos.
Até meados dos anos 1960, o Brasil possuiu a maior e mais complexa rede transporte de bondes do mundo. A introdução do sistema público de transporte, baseado em bondes elétricos, em 1892, transformou e modernizou as feições das cidades brasileiras. O crescimento das linhas e o surgimento de redes elétricas integradas de transporte coletivo tiveram impactos espaciais extraordinários que afetaram a morfologia urbana e o desenvolvimento do mercado imobiliário nas cidades brasileiras.
Até meados dos anos 1960, o Brasil possuiu a maior e mais complexa rede transporte de bondes do mundo. A introdução do sistema público de transporte, baseado em bondes elétricos, em 1892, transformou e modernizou as feições das cidades brasileiras. O crescimento das linhas e o surgimento de redes elétricas integradas de transporte coletivo tiveram impactos espaciais extraordinários que afetaram a morfologia urbana e o desenvolvimento do mercado imobiliário nas cidades brasileiras.
Paraules clau
geografia histórica, transportes públicos, patrimônio, rede elétrica de bondes, Rio de Janeiro, Internet, geografía histórica, el transporte público, patrimonio, red integrada de tranvías, Río de Janeiro, historical geography, public transport, p
Article Details
Com citar
Pires, Hindenburgo Francisco. “Imagens e história na internet: os bondes, patrimônio brasileiro”. Ar@cne: revista electrónica de recursos en internet sobre geografía y ciencias sociales, https://raco.cat/index.php/Aracne/article/view/250835.
Drets
Drets d'autor
Els autors que publiquen en aquesta revista estan d’acord amb els termes següents:
- Els autors conserven els drets d’autoria i atorguen a la revista el dret de primera publicació, amb l’obra disponible simultàniament sota una Llicència de Creative Commons d'Atribució-No Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permet compartir l’obra amb tercers, sempre que aquests en reconeguin l’autoria i la publicació inicial en aquesta revista.
- Els autors són lliures de fer acords contractuals addicionals independents per a la distribució no exclusiva de la versió de l’obra publicada a la revista (com ara la publicació en un repositori institucional o en un llibre), sempre que se’n reconegui la publicació inicial en aquesta revista.
- S’encoratja els autors a publicar la seva obra en línia (en repositoris institucionals o a la seva pàgina web, per exemple) abans i durant el procés de tramesa, amb l’objectiu d’aconseguir intercanvis productius i fer que l’obra obtingui més citacions (vegeu The Effect of Open Access, en anglès).
Articles més llegits del mateix autor/a
- Hindenburgo Francisco Pires, Geografia das Indústrias Globais de Vigilância em Massa: Limites à liberdade de expressão e organização na Internet , Ar@cne: revista electrónica de recursos en internet sobre geografía y ciencias sociales: 2014
- Hindenburgo Francisco Pires, Danilo Rocha Cerqueira, Alternativas à escassez e a crise hídrica produzidas por políticas neoliberais no Rio de Janeiro , Ar@cne: revista electrónica de recursos en internet sobre geografía y ciencias sociales: Vol. 25 (2021)
- Hindenburgo Francisco Pires, Nous escenaris a la Geografia de les Fintechs al Brasil. La disputa territorial pel mercat de serveis , Ar@cne: revista electrónica de recursos en internet sobre geografía y ciencias sociales: Vol. 28 (2024)